quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Aula 01 • Layout - Conceitos e Aplicações

Todo Layout começa com um espaço em branco a ser preenchido. Você pode preenchê-lo com textos, imagens, cores. Acima de tudo: Objetividade, simplicidade e inteligência.
Como fazer um layout:
Gestalt
Unidade - Segregação - Unificação - Fechamento - Continuidade - Semelhança - Proximidade - Pregnância

De forma mais simples o layout precisa conter:
50% do layout:
Diagramação - Organização - Equilíbrio - Contraste - Inovação
outros 50% consiste em:
Criatividade

Diagramação
Em artes gráficas é distribuir colocando as coisas no devido lugar, obedecendo ordens métricas ou assimétricas. Termo bastante usado em propaganda quando se fala em textos. Qual a receita de uma boa diagramação?

3 características básicas:
1 - Textos em colunas, o que facilita muito a leitura nos casos de um espaço muito grande ou textos em dois ou até um único bloco, geralmente usados em anúncios.
2 - Pesos diferentes entre títulos, subtítulos e textos.
3 - Alinhamentos: centralização, justificação, texto à direita, texto à esquerda.

Diagramação Criativa
Dicas:
• Quebrar padrões
• Entrelinhas bem abertas
• Entrelinhas bem fechadas
• Interação com a imagem
• Não encher o copo até transbordar


Organização
1 - Qual o objeto principal do anúncio? A Imagem? Mas você tem duas. A qual delas dar maior importância?
2 - E o título? Tem que ficar na direita ou na esquerda do anúncio? Em cima ou embaixo?
3 - E qual a melhor posição para o texto, o telefone e o logotipo?

Sempre um deverá sobressair sobre o outro.



Equilíbrio e Contraste
Palpites, ouvir ou não?
1 - Alinhe o bloco de texto com algum outro objeto: pode ser a foto, o título ou os dois.
2 - Se for centralizar o bloco de texto, não centralize apenas ele. Algum outro objteo na página precisa justificar o porquê do texto estar centralizado.
3 - Se você tiver mais do que uma foto no layout e elas estiverem com o mesmo grau de importância, procure alinhar uma com a outra na horizontal ou na vertical, no caso de anúncios simétricos.
4 - Simetria e assimetria com razão.
5 - Não deixe o logotipo perdido na página. Alinhe o logotipo com algum outro objeto. texto ou foto, tanto faz.
6 - Diferencie o peso entre os elementos: título, foto e texto. Tudo grande não é bom. Direção de arte bem feita é direção de arte com contrastes, senão o que era para valorizar, desvaloriza. O leitor não sabe para onde olhar primeiro. 50% da peça pode ser limpo, sem absolutamente nada, apenas áreas livres. Os olhos sentem-se confortáveis ao olhar espaços em brancos.
7 - Cuidado com as cores. Constraste de cores tem que ser usado com muita cautela. A escolha correta da cor é fazer com que ela combine com a imagem principal do anúncio. Se a cor é marrom, cores como o amarelo, ocre, bege, creme e laranja podem cair bem. Se não houver cor da imagem, você pode utilizar a cor do cliente ou do produto. Abuse do branco.

Inovação
Isso sim é que faz a grande diferença num layout. Inovação é sempre a palavra de ordem. Clientes sempre serão conservadores. Inovar é preciso, mas o medo é maior.
Inovar é ignorar regras:
1 - Não alinhe o texto.
2 - não coloque a foto com recorte perfeito.
3 - Não utlize a cor que todo mundo usaria.
4 - Não escolha a tipologia que outro diretor de arte usaria.
5 - Não dê atenção às muitas opiniões.
6 - Não seja previsível
7 - Não obedeça o cliente.
8 - Não use a imagem que seja apenas uma simbologia do título
9 - Não use título.
10 - Não use formatos padronizados.
11 - Não se preocupe em ser politicamente correto
12 - Não tenha medo de perder o emprego

Exemplo disso tudo?
Salvador Dalí, mestre do Surrealismo.

















BIBLIOGRAFIA:

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