quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Aula 3 • Storyboard

STORYBOARD
Esquema ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, de modo a facilitar sua análise, aprovação e produção. O Storyboard (Roteiro em Quadrinhos) é uma importante ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual.

Saber planejar e desenhar um storyboard é essencial para quem pretende realizar filmes e vídeos. Storyboard é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. O story é um desenho-ferramenta, um auxiliar do cineasta.
Assim, um storyboard cumpre três funções:

1) ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, os ângulos, o ritmo, a lógica do filme, as expressões e atitudes dos personagens;

2) ajuda a apresentar o roteiro para os responsáveis pela aprovação e liberação de verbas;

3) orienta a produção do filme, lembrando aos realizadores o que realmente foi aprovado pelo patrocinador ou cliente. Aqui, o story serve de documento firmado entre quem paga e quem faz.

Na publicidade, o storyboard é presença infalível em todas as grandes campanhas que envolvem filmes para TV. Hoje em dia existem muito mais recursos visuais para simular o resultado final de um filme, para fins de apresentação. A internet e os bancos de imagens são uma fonte aparentemente infindável de “pedaços da vida” com que podem ser montadas como mensagens de consumo.


STORYBOARD NO CINEMA

Cena de luta do filme Missão Impossível 2

Para os cineastas, o storyboard auxilia na visualização da estrutura do filme, na seqüência dos planos, nos ângulos das câmeras, no ritmo do filme, nas expressões e ações dos personagens, dando uma noção melhor de como ficará o resultado final de sua obra. O storyboard serve de planejamento visual das cenas a serem filmadas. É um esboço do que o filme será e o que se espera dos integrantes da equipe em cada cena. Não precisa ser tão perfeccionista, mas pode ser simples como alguns esboços rápidos em um bloco de papel. A finalidade principal é organizar pensamentos e idéias, representando-os de uma maneira que a equipe saiba o que o diretor quer dela.

Storyboard de Matrix

Para fazer um storyboard não basta apenas saber desenhar ou ter um roteiro em mãos. “O desenhista precisa conhecer área de enquadramento, profundidade, perspectiva, eixo de câmera, movimentos dela (travelling, pan, tilt, steadycam...). Não é necessário acrescentar muitos detalhes, tipo ‘a cor da meia do mendigo’, pois para isso existe a função de figurino e/ou cenário. O storyboard, basicamente, confere um dinamismo e praticidade para o set de filmagem, pois o diretor, fotógrafo, operador e ator (principalmente estes) têm uma noção única de como aquela seqüência será. Isso evita uma perda de tempo desnecessária, explicando para o ator onde ele vai se posicionar e onde a câmera deve estar. Infelizmente, no Brasil, a prática do storyboard não é levada a sério, enquanto que, na indústria americana, o desenhista tem uma participação importante no desenvolvimento da produção. Em alguns casos, é o próprio storyboarder quem define a posição da câmera e da iluminação em determinados planos.


Storyboard de Titanic

Obviamente, storyboard é muito mais do que isso e a prática leva o desenhista a conhecer muitos outros detalhes importantes. Uma dica é ter a humildade de perguntar ao diretor sempre que surgir uma dúvida, outra dica é construir uma ‘janela’ de papelão, com o enquadramento do trabalho final, ou seja, se for para vídeo, cinema, cinemascope, etc. Isso ajuda muito na hora de desenhar. Ter em mãos um boneco articulado também.

Homem-Aranha: Peter Parker emocionalmente exausto após o encontro com o assassino de seu tio

Se para alguns o storyboard é um aliado na hora das filmagens, para outros é completamente descartável. Veja que curioso: o diretor e roteirista Karim Aïnouz, de Madame Satã, fez um minucioso storyboard do longa, mas no primeiro dia de filmagem não o achou. Acabou filmando assim mesmo. No segundo dia, seguiu o storyboard e as seqüências não foram utilizadas no filme. A partir do terceiro dia, não o usou mais.Seja lá como for, o fato é que, mesmo com toda a tecnologia atual, o uso do storyboard tem se mostrado de grande ajuda. A equipe de Marcelo Siqueira, supervisor de efeitos digitais da TeleImage, responsável pelo filme Ilha Rá-Tim-Bum em O Martelo de Vulcano, reuniu-se com a diretora Eliana Fonseca e os roteiristas Flávio de Souza e Roberto D’Avilac quando ainda estavam sendo feitos o roteiro e o storyboard para ver a viabilidade dos efeitos que seriam criados para o filme. Baseado no roteiro, Siqueira desenhava os efeitos no próprio storyboard, que era fielmente seguido na filmagem em estúdio em sistema digital de alta definição e depois transferido para película 35 mm.
Como se pode ver, usar ou não o storyboard não é uma questão de escolha e sim de bom senso. Mais do que as idéias visualizadas num pedaço de papel, ele possibilita filmar aquilo que realmente interessa, segundo a ordem mais prática e não a ordem natural do filme – pode-se filmar todas as cenas que utilizarão um determinado cenário sem se preocupar com a ordem em que elas aparecerão -, o que significa economia de recursos e tempo. Algo extremamente importante quando o assunto é cinema.

Escolas que oferecem o curso de Storyboard:

Daller Escola de CinemaRua Bahia, 652 - Centro - Belo Horizonte - MGTel.: (31) 3222-1304

Miami Ad School/ESPM Rua Natingui, 1.487 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SPTel.: (11) 3814-4590 mailto:3814-4590info@masespm.com.br

Paulista CulturalAv. Paulista, 2.518, cj. 51 - São Paulo - SPTel.: (11) 3257-4472 paulista@paulistacultural.com.br


STORYBOARD NO DESENHO ANIMADO: "ZÉ COLMÉIA"



STORYBOARD NA SÉRIE "JORNADA NAS ESTRELAS"



STORYBOARD NA SÉRIE ANIMADA DE "OS SIMPSONS"

Nenhum comentário: