sábado, 15 de setembro de 2007

Aula 5 • Composição de Imagem

Composição de Imagem
Algumas dicas de composição de imagem para auxiliar na execução de um storyboard.




Composição de imagem é o arranjo dos elementos na tela: o assunto principal, o primeiro plano, os motivos secundários. É a qualidade estética, que inclui textura, equilíbrio de cores e formas e outras variáveis que, combinadas, formam uma imagem comunicativa e agradável de se ver.
A composição da imagem deve ter como objetivo alcançar um efeito emocional, passar um clima, quebrar a monotonia.


Compor não é só criar bonitas imagens, é mostrar imagens apropriadas. Deve-se enquadrar de modo que o espectador olhe o que se deseja, fixe a atenção em algum ponto da cena. E esse centro de interesse pode estar no primeiro plano, no meio ou atrás. É preciso levar em conta a forma, o tamanho, a importância na cena de pessoas ou objetos. Se uma imagem não está bem composta, o espectador desvia sua atenção para um ponto não-interessante da cena. Os elementos de uma cena devem estar ordenados de maneira que tenham sentido para o espectador. É importante observar o quadro por inteiro e não só o motivo principal.

Podemos dividir os elementos visuais que compõem uma cena em massa (pessoas, objetos, etc.), profundidade (perspectiva, profundidade real ou aparente da cena), linhas (direção dos movimentos, linhas da cena) e tonalidade (tons das cores, brilhos e contrastes).
O controle desses elementos é feito com a adequada colocação da câmera, com a seleção da distância focal, com a iluminação ou mesmo com o arranjo dos objetos e pessoas.
Massa
Existem algumas regras para composição utilizadas na pintura, na fotografia e no cinema que podem auxiliar na composição do quadro, tornando as imagens mais harmoniosas e equilibradas.
A distribuição dos elementos em uma cena deve ser feita posicionando-os segundo seu "peso visual" que intuitivamente associamos a cada elemento. Objetos grandes pesam mais que objetos pequenos e objetos escuros pesam mais que objetos claros. O equilíbrio também se estende a composição vertical, onde a composição fica mais natural se os objetos mais pesados ficarem abaixo dos mais leves.

Quanto a massa, a composição pode ser simétrica ou assimétrica. Na composição simétrica os motivos situados no mesmo eixo têm o mesmo peso tornando as imagens muito formais, frias e sem criatividade.Já na assimétrica a composição fica muito mais interessante e agradável.

(1)(2)
Ao enquadrarmos uma cena no visor da câmera, existe uma ação inconsciente em nossa mente de dividir o espaço ao meio colocando os objetos de massa ou peso igual em forma simétrica (1). Esta é uma solução óbvia e pouco criativa. O balanço assimétrico (2), por outro lado, torna a imagem menos monótona e mais interessante.

Regra dos Terços
Existem algumas regras para compor uma imagem desta forma, a regra dos terços, que os antigos gregos chamavam de proporção áurea, é uma delas.
O centro geométrico da tela nem sempre é o melhor lugar para situar o centro de interesse de uma cena. Assuntos centrados nem sempre são interessantes.É simples a aplicação da regra dos terços: olhe pelo visor da câmera e divida mentalmente o quadro em três partes, horizontal e verticalmente, as melhores imagens são aquelas em que o assunto principal não está no centro mas em um dos quatro pontos de interseção. A colocação em um desses pontos vai depender do assunto e de como ele deve ser apresentado.


Coloque o assunto principal e outros elementos importantes de sua composição ao longo das linhas ou nos pontos onde elas se cruzam.

A área mais importante de uma imagem está localizada próxima ao canto inferior direito, a cerca de 1/3 de distância da base da imagem e 1/3 de distância da extremidade direita.

(1)(2)
Em uma paisagem, se o céu é o centro de interesse, ele deve ocupar os dois terços superiores (1). Ao contrário, se não é o mais importante, o solo deve encher os dois terços inferiores e o céu o terço superior (2). Esta é uma regra que deve ser seguida em tomadas normais, mas, por razões dramáticas ou para isolar um objeto do todo, pode-se enquadrar de outra maneira.

Nenhum comentário: