sábado, 15 de setembro de 2007

Aula 6 • Movimentos e Enquadramentos

Os termos abaixo são importantes para a compreensão e definição do storyboard. São fundamentais para quem pretende realizar um vídeo.



Tomada (take)
Ato de delimitar um espaço pelo visor da câmera.




Cena
Uma tomada (ou mais tomadas) feitas sobre o mesmo assunto, filmadas no mesmo local.




Seqüência
Uma (ou mais) cenas feitas sobre o mesmo assunto, não necessariamente no mesmo lugar e momento.


Zoom
É um movimento de lente. É o ato de aproximar ou afastar objetos, alterando também a profundidade de campo.




Enquadramento
Espaço selecionado para uma tomada.




Plano
Delimita o que deve aparecer no enquadramento.


Foco
Refere-se a nitidez da imagem.


MOVIMENTOS DE CENA
A câmera pode realizar todos os movimentos que se deseja porem ele deve ter um motivo e uma intenção. Uma cena pode pedir ou não determinado movimento. O movimento pode juntar, separar, revelar ou esconder alguma coisa. Pode também acelerar ou não uma cena.
Podemos classificar os movimentos de uma cena em primário, secundário e terciário.


Movimento primário - movimento do sujeito ou do objeto.
Movimento secundário - movimento da câmera ou da lente.
Movimento terciário - movimento aplicado na edição.



MOVIMENTOS DE CÂMERA
O movimento de câmera é o comportamento do espectador em relação a cena. A câmera é seu ponto de vista. É como se ele estivesse no lugar da câmera. A principal regra para todo o movimento de câmera é que ele deverá passar despercebido. Os movimentos devem sempre ser suaves e uniformes para que não distraia a atenção do espectador. Um movimento de câmera pode ser interessante, mas pode causar problemas. É preciso ter uma razão para fazê-lo como seguir uma ação ou ajudar a contar a estória.


Os principais movimentos de câmera são:


Panorâmica ou Pan

Movimento de câmera a partir de uma posição fixa. Pode ser empregado para mostrar o ambiente ou acompanhar o movimento de um personagem ou veículo. A pan deve ser uniforme e ter a mesma velocidade do princípio ao fim. O início e o fim do movimento devem ser estudados antecipadamente definindo-se corretamente o enquadramento nas duas pontas. Quando a panorâmica é realizada para gravar fotografias ou outras cenas fixas, é preferível fazer o movimento da esquerda para a direita, que é o movimento de leitura que estamos acostumados.


Pedestal
Movimento de subida e descida da câmera ao longo de um eixo vertical.


Dolly
Movimento físico da câmera de aproximação (dolly in) ou afastamento (dolly out).


Pan vertical ou Tilt
Giro para cima ou para baixo sem tirar a câmera do lugar.


Travelling (truck)
Movimento físico da câmera sobre um caminho ou trilho que pode acompanhar o movimento da personagem ou de alguma coisa que se move à mesma velocidade.



Chicote (whip pan)
Movimento rápido da câmera de um assunto para outro criando uma transição entre cenas. Muito usado nos filmes de ação nos anos 70.


Following shot
Movimento de câmera que mantém o assunto em quadro. Combina diferentes movimentos como pan, tilt e tracking.

Zoom
Movimento de lente que aproxima ou distancia o objeto, alterando também a profundidade de campo (distancia aparente entre o fundo e o objeto). Pode ser In (aproximando) ou Out (afastando).


PLANO
Como já falamos, o plano é o que delimita o enquadramento. Estas informações devem conter no storyboard e são utilizados para aproveitar melhor a expressão dos atores, detalhes de cenários, localização dos personagens e dar dinamismo a cena. Mas é importante conhecermos mais sobre ele, o que é o contra-plano, tipos de planos e alguns exemplos.


CONTRA-PLANO
Ao gravar uma cena deve-se fazer o plano e o contra-plano, para facilitar os cortes, além de aproveitar melhor as expressões dos atores. Para isso gravamos as falas de cada ator, em primeiro plano, e ele em silêncio escutando o outro ator, que seria o contra-plano. Só não esqueça de gravar toda a seqüência de plano e contra-plano de um ator por vez, para não prejudicar o enquadramento.



ENQUADRAMENTOS

Plano Geral (PG)

Situar a pessoa no local, em uma imagem aberta. Pega todo o ambiente onde está o objeto da filmagem com este pouco definido ao centro.


Plano Aberto (PA)

Figura inteira que surge no enquadramento. Pega todo o objeto da filmagem e nada mais.



Plano Americano (PAm)

Do joelho para cima. Muito usado em Hollywood nos anos 40/50, Mostra +ou- dois terços do objeto.


Plano Médio (PM)

Enquadra o personagem da cintura para cima. Permite a inclusão de novos elementos no quadro, como outra pessoa, por exemplo. Revela quem são os personagens. Muito utilizado em televisão em entrevistas.


Primeiro Plano (PP)

Isola aspestos de um assunto como o rosto de uma pessoa. Dos ombros para cima esse plano destaca uma reação, o caráter de uma pessoa ou o detalhe de uma cena. Mostra que efeitos os acontecimentos provocam nas pessoas, o que elas pensam. Tem uma grande força expressiva. O primeiro plano acelera uma ação.



Primeiríssimo Primeiro Plano (Big Close-up) (PPP)

Tomada muito fechada de uma rosto ou de um objeto. Apesar de criar impacto deve ser usada com cautela por dar uma visão limitada do assunto.




Plano Detalhe (PD)

Parte do corpo ou objeto isolado. Mostra um pedaço mínimo da cena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Projetores, I hope you enjoy. The address is http://projetor-brasil.blogspot.com. A hug.